24 de nov. de 2010

PRESENTEAR FAZ BEM À SAÚDE!

Final de ano é muito significativo para todos nós. É uma época em que, mesmo sem querer, o balanço material, físico e emocional acontece.

Acontece uma série de eventos em outros aspectos de nossa vida, como profissional, familiar, educacional, além de tantas reuniões, festas de final de ano, confraternizações.

E acontecem também as compras e escolha dos presentes que exige de nós bom gosto com bom investimento.

Antes de comentar sobre presentes e custos, você já parou para pensar o que tem atrás do “dar um presente”?

Presentear é muito bom! O coração bate mais forte e os olhos brilham com mais intensidade. Alegra o cérebro que comanda tudo isso! E que faz disparar todas as coisas boas necessárias para que a vida aconteça e reaconteça em todo seu mistério.

Quando você pensa em dar um presente, começa um processo dentro de você, e você começa a reagir como se estivesse com uma overdose de ansiedade e prazer ao mesmo tempo.

Escolhemos e compramos o presente. Já começamos a sentir fluir sensações mais intensas de prazer.

Enfim, chegou o momento de entregar o presente. A pessoa que recebe o presente, sorri, imediatamente, sem mesmo saber o que tem dentro daquela embalagem, mas ela sorri.

Você sabia que é o nosso cérebro que capta esta mensagem? Pois é, ele nos faz sorrir também, automaticamente; sorrimos só de ver e, para quem não enxerga, só de sentir o sorriso do presenteado.

Junto com esta expressão no rosto e nos olhos (Há quem sorri com os olhos!) acontece uma série de alterações no corpo de quem está presenteando; começa a se sentir mais feliz, mais tranquilo, mais em paz.

Nosso cérebro faz acontecer e todos ganhamos: um simples presente faz a diferença na vida de quem dá e de quem recebe.

Assim explica a neurocientista, Suzana Herculano Houzel.

Pense nisso você também!

Cecília Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário