26 de ago. de 2011

ORGANIZE SUA DESPENSA

Olá meninos e meninas!

Como o ano está em sua reta final, que tal deixar algum ambiente de sua casa em ordem para seu prazer?
Qualquer coisa que você propõe organizar é um exercício para organizar a sua vida.
Minha sugestão de hoje é organizarmos sua despensa. O que você acha deixá-la organizada para as compras de final de ano? É tão boa a sensação quando sabemos onde está cada coisa em nossa casa! Imagine então, como é maravilhoso saber em que estação se encontra nossos sentimentos, nossos confortos e desconfortos!
Você pode ter uma despensa ou espaço próprio para seu estoque de alimentos ou apenas uma prateleira.
O tamanho não importa, o que importa é como esses alimentos estão organizados.
Ambiente seco e longe da luz solar é imprescindível para organizar sua despensa.
Cada tipo de alimento pode ocupar uma prateleira ou nichos imaginários, dependendo do espaço disponível e a quantidade dos produtos.
Crédito da foto: http://tudodaserra.com.br/casaejardim
Aproveite o momento para fazer uma faxina nesse espaço. Quando chegar com as compras do supermercado, passe um pano umedecido com água e vinagre em todas as embalagens antes de guardá-las. Os alimentos ficam estocados por algum tempo antes de chegarem às prateleiras. Higienização adequada nunca é demais.
Produtos alimentícios devem ficar separados dos produtos de limpeza. Embalagens secundárias devem ser descartadas de sua despensa, assim como qualquer coisa que não seja alimento.
É importante deixar espaço entre cada categoria de produtos para circulação de ar e facilitar o manuseio.
É importante também, deixar espaço atrás dos itens armazenados para que o ar circule. Embalagens grandes de plástico ou papel, devem ser empilhadas em cruz, ou seja, alternando a posição das mesmas.
Agrupe os alimentos, como por exemplo: cereais (arroz, milho, etc.), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, etc.), lataria (milho, ervilha em conserva, etc.), farináceos (farinha de trigo, farinha de mandioca, etc.); massas, óleos, entre outros.
Se você tem pouco espaço, nada impede que você deixe os produtos novos junto dos que estão sendo consumidos, como: achocolatados, mel, chá entre outros.
Você também pode deixar próximos produtos que são utilizados na mesma receita, como macarrão e molho de tomate. Doces podem ficar próximo das bolachas e biscoitos, achocolatados e outros similares. Bebidas devem ficar na parte mais baixa porque como são mais pesadas, evitam-se acidentes.
Faça o mesmo com todas as categorias de alimentos. Se precisar use etiquetas em cada nicho.
Procure identificar a sensação que você experimenta antes e depois de organizar sua despensa ou qualquer outro ambiente.

Abraço grande e forte
Cecília

Nenhum comentário:

Postar um comentário