1 de set. de 2010

Desligue o Piloto Automático... Organize-se

Serviço de casa, para a maioria das pessoas é muito cansativo e chato, mas quanto mais cansativo e chato for, mais devemos prestar atenção na forma como realizamos as tarefas.

Desligue o piloto automático, pelo menos por um dia e experimente esta nova experiência! Segure o volante com as duas mãos, acelere e siga em frente.

Só assim, você vai conseguir saber como e por que determinadas tarefas estão sendo realizadas e por que são tão demoradas.


Mas, não se preocupe! Quando começar a fazer suas tarefas de forma mais prática e rápida, poderá voltar a ligar o automático. Neste momento, você já terá incorporado hábitos positivos e, com certeza, você descobrirá outras tarefas muito mais prazerosas para fazer com o tempo livre que terá depois dessa experiência.

Dicas ou lembretes auxiliam muito quando o piloto automático está desligado

Por que será que me canso tanto e demoro tanto quando faço qualquer serviço de casa?


Vamos supor que você esteja falando de cozinha:

- Quando está chegando a hora do almoço e você vai pra cozinha, já sabe o que quer preparar? Ou ainda vai ver o que tem na geladeira e, depois pensar no que vai fazer?

- Você sempre sabe se realmente tem todos ingredientes para preparar a receita?

- E a louça da refeição anterior sempre é lavada imediatamente após o uso ou você vai lavar e preparar o almoço ao mesmo tempo?


Como você pode perceber, é a falta de planejamento que deixa as tarefas, domésticas ou não, mais cansativas e chatas.

Se você não pode deixar de preparar as refeições para sua família, o melhor a fazer é prepará-las de uma forma mais prática e rápida.


Então, vamos lá!

- Prepare um cardápio semanal. Você vai precisar somente de 20 a 30 minutos para elaborar um cardápio. Troque idéias com seus familiares e amigos.

- Faça a lista dos ingredientes necessários, conforme os pratos escolhidos e providencie a compra da semana.


Com esta nova atitude, durante uma semana, com sua cozinha sob controle, não será mais necessário perguntar para você mesmo como fazia todos os dias: "O que eu vou fazer para o almoço?"

Separe os ingredientes que vai usar e corte primeiro os temperos. Aproveite a oportunidade e deixe mais temperos pré-preparados para outras semanas e congele. Deixe sempre água quente para o preparo do alimento e numa bacia, com detergente para ir colocando a louça e utensílios que já foram usados.

Tenha sempre duas tábuas para corte de alimentos, reservando uma para alimentos crus e outra para alimentos cozidos ou prontos para servir.

Este procedimento evita contaminação cruzada, ou seja, alimentos crus contaminando por microorganismos outros já cozidos.


Limpe o fogão toda vez que sujar com respingos dos alimentos em cozimento utilizando-se de um pano tipo perfex umedecido com água e detergente ou água e vinagre.

Se tiver filhos, eles poderão ajudá-lo em algumas tarefas, conforme idade e habilidade. Arrumar a mesa ou retirar os pratos é uma tarefa que você pode delegar. Faça isso sempre para que eles entendam que a colaboração é regular.

Depois das refeições, retire um prato por vez, jogue fora os restos de comida com ajuda de papel toalha e coloque toda louça dentro da bacia com água quente. Este procedimento facilita e agiliza o processo de lavagem.

Com o fogão quase limpo, passe uma esponja umedecida com água mais detergente, e deixe agir enquanto você acaba de lavar a louça que ficou de molho, o que também, será muito fácil e rápido.

Deixe a louça escorrendo enquanto acaba de limpar o fogão e a pia. Como sabemos não é recomendado o uso de pano de prato porque este é um meio muito pertinente à contaminação por microorganismos. Reserve sempre panos próprios para mãos, utensílios de cozinha, pia e fogão.


Finalmente, varra e passe um pano umedecido com água e detergente neutro ou, ainda, água e vinagre, no chão da cozinha. Vinagre é um ótimo produto de limpeza.


Depois de todo esse processo você vai perceber de que forma estava realizando a tarefa de cozinhar e arrumar a cozinha e aos poucos novas formas de agilizar o processo. Para facilitar e agilizar ainda mais, você também pode pré-preparar alguns alimentos e congelar.


Sua cozinha está limpa e você pronta para aproveitar o seu tempo livre fazendo outras coisas de que realmente gosta.


Beijos e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário