14 de dez. de 2010

ORGANIZE-SE. FAÇA ANTES SEU CARDÁPIO PARA O NATAL

Imagem do Blog "Bom e Barato"

Com as dicas da cientista de alimentos, Mayra Monteiro Viana, podemos aproveitar melhor a época das frutas para consumo in natura.

Se você gosta de fazer sempre as mesmas coisas, como ir sempre ao mesmo supermercado, mudar de endereço, pode ser uma experiência interessante. Experimente o diferente!

E hoje, até nossa tradicional salada de frutas na louça, no vidro, na porcelana, na melancia, ou no abacaxi vai ser diferente. Vamos apresentá-la e degustá-la de forma diferente e lúdica: SALADA DE FRUTAS NO PALITO.

Então, vamos lá!

Reserve frutas mais firmes cortadas com formatos diferentes, conforme seu tamanho e polpa. Algumas dicas:

- melão amarelo cortado ao meio e uma das partes em gomos grandes;

- a outra metade do melão você pode cortar em bolinhas ou do formato que achar melhor;

- os morangos depois de higienizados adequadamente, podem ser empregados inteiros, até com o cabinho verde porque além de ficarem mais firmes, dão um charme à sua salada;

- o abacaxi deve ser cortado em fatias grossas com 1,5 a 2 cm.; tire a casca e corte em quadradinhos;

Você pode incluir outras frutas desde que sejam firmes, como uvas, mangas e se desejar, entre as frutas frescas, coloque 1 pedaço de fruta em calda ou cristalizada e surpreenda aquelas pessoas que não ficam sem um docinho.

Utilize espetos de churrasco ou de tamanho menor para espetar as frutas, formando uma bela escala de cores e sabores.

Se você quiser, com essa mesma técnica, monte um bouquet de frutas. Para isso, corte as fatias de abacaxi em formato de flor, com miolo feito de bolinha de melão; os gomos de melão devem ser espetados no sentido do comprimento; morangos e uvas são empregados sem cortar e você pode alternar essas duas frutas porque dá um efeito diferenciado muito bonito.

Quando você estiver com todos espetos prontos, faça um arranjo utilizando um recipiente qualquer ou mesmo um vaso, com um pé de alface americana dentro para ir colocando os espetos, formando um bouquet de frutas. Para cobrir os espetos na parte inferior você pode usar folhas de alface crespa.

De qualquer forma, os arranjos ficam lindos, atraentes e saborosíssimos.

Por hoje, é só, mas amanhã tem mais.

Um beijo

Cecília

Nenhum comentário:

Postar um comentário