3 de nov. de 2010

Você sabe gastar?

Final de ano está chegando e junto, Natal, presentes, férias, reveillon, décimo terceiro,etc. etc. etc.

Nesta época do ano, muitas vezes, exageramos nas compras e começamos outro ano no vermelho.

Começar no amarelo é bem mais interessante, você não acha?

Gastar é fácil e rápido, comprar é bom demais! Muitas pessoas compram mais pelo prazer de comprar do que pelo objeto comprado.

E é por isso que consultores financeiros estão sempre nos alertando da necessidade de controlarmos nossos gastos, perguntando a nós mesmos, antes de qualquer compra: "Eu preciso ou eu quero?".

As despesas para o dia a dia são muitas, mas também, acontecem os imprevistos. Nessa hora é necessário que você esteja preparado para administrar bem a situação, sem prejuízos financeiros, materiais ou emocionais.

Há momentos na vida que precisamos tomar uma atitude e organizar nossa vida financeira.

Responda a estas perguntas e reflita sobre o que você tem feito com o seu dinheiro.

1. Que tipo de vida você quer para o seu futuro?

2. O que você tem feito para que isto aconteça?

Com metas bem definidas, a curto, médio e longo prazo, você consegue programar seu futuro.

Por exemplo, se você quer viajar nas férias, pense três vezes antes de comprar algo de que pode nem precisar, mas apenas quer. Além disso, defina o lugar para onde quer ir e se for necessário, escolha uma agência de viagens, conheça os planos de pagamento e reserve, todo mês, a quantia necessária.

Se você se compromete, com certeza não vai gastar à toa. Nós demos o exemplo da viagem, mas poderia ser qualquer outra coisa de que realmente esteja precisando ou querendo.

É o seu salário que define seu estilo de vida, mas você também pode, se quiser, pensar em outra fonte de renda para seguir rumo à sua meta a longo prazo.

O importante é que você estabeleça uma forma de controlar seus gastos. Faça isso e, de imediato, você vai perceber que suas despesas poderão diminuir. No momento em que você registra seus gastos e faz os cálculos, se conscientiza da situação e já começa a refletir a respeito, e quais os caminhos a seguir para mudar.

Somente fazendo diferente, você tem resultados diferentes. Você quer algo diferente?

Então, vamos lá!

Comece registrando tudo o que você compra, todas as suas despesas, fixas ou não e, dentro de um mês, sua relação com o seu dinheiro será diferente.

Organizando sua vida financeira, você passará a valorizar cada centavo de seu salário.

Gastar é fácil e rápido, mas entrar outro dim dim no lugar, não é tão fácil assim e nada rápido!

Pense nisso!

Cecília Monteiro

3 comentários:

  1. São realmente dicas e reflexões maravilhosas e principalmente necessárias, tendo em vista "esse mundo totalmente capitalista que vivemos" onde que a princípio achamos que precisamos de "Tudo" que nos é oferecido,e que sem dúvida nenhuma o importante é estarmos sempre, a todo momento vigilantes a respeito de nossas vontades e compusividades!
    Cecília, Valeu pelas dicas! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mônica pelo comentário. Atitude como a sua nos impulsiva a refletir mais, escrever mais e agradecer sempre. Um beijo
    Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Olá Mônica, corrigindo...impulsiona...

    Cecilia

    ResponderExcluir