11 de jun. de 2011

ORGANIZE-SE: FORÇA DE VONTADE É SÓ O COMEÇO

Força de vontade é aquela sensação de "eu preciso fazer”. Como essa vontade é temporária, é preciso, nessa curta fase, aproveitar toda sua energia para criar condições: traçar um plano de ação.

Assim, quando a força de vontade acabar, você estará com tudo preparado para dar o próximo passo, agindo em direção ao seu objetivo. Pessoas desordenadas, na maioria das vezes, sentem essa força de vontade toda vez que não encontram a roupa que desejam vestir num exato momento. Abrem o armário e a roupa que imaginou vestir não está visivelmente disposta. Isso porque o armário não foi organizado, e as roupas estão completamente escondidas.

O mal humor matinal começa por aí e o estresse aumenta de nível. É nessa hora que a vontade vem com força e você começa a agir. No entanto, tantas outras coisas irão distraí-los e a força de vontade vai embora rapidinho.

Mas o que fazer diante disso?

Se você sabe que isso sempre acontece, já é o primeiro grande passo para solução. Depois disso, aproveite essa força, energia, vontade e comece a planejar as próximas tarefas. Algumas dicas poderão ajudá-lo.

1. Aproveite o final de semana para tirar tudo que está fora do lugar. Toda vez que encontrar algo que mora no quarto e está na sala, coloque dentro de uma caixa ou sacola. Percorra toda casa fazendo isso;
2. Deixe essa caixa ou sacola na área de serviço. Peça às pessoas que moram com você para guardarem as coisas que lhes pertencem no lugar certo.
3. Agora, com a casa arrumada (arrumar não é organizar, mas ajuda muito para começar o processo de organização).
4. Se o seu armário é o espaço que mais o incomoda, comece a organizá-lo. Toda vez que se inicia uma nova estação é ótima oportunidade para organizar. Com relação às suas roupas e acessórios, verifique:
- O que tem sido usado, o que ainda gosta de usar, o que pode ser guardado em outro lugar até a próxima estação, o que pode ser removido para outro quarto, o que pode ser doado, o que deve ser levado à lavanderia ou à costureira;
5. Para limpeza do armário passe uma pano molhado com água e vinagre na mesma proporção. Deixe secar bem;
6. Disponha suas roupas nos cabides, gavetas e prateleiras, conforme já lhe ensinamos. (veja os arquivos anteriores)

Aproveite para deixar pronta a roupa que irá vestir no dia seguinte.

Uma ótima semana para você!

Um abraço,
Cecília

Um comentário: